Se você quer um mundo melhor, não faça parte do problema, mas sim, faça parte da solução.

Se você quer um mundo melhor, não faça parte do problema, mas sim, faça parte da solução.
Ah não é possível, isso é subestimar a inteligência do consumidor, zombar com a cara alheia, e pedir para fechar a empresa a médio e longo prazo.
Como pode uma empresa, vender um kit de tintura de cabelo, que um dos produtos integrantes ao kit, é um par de luvas, mas pensa que é um par de luvas qualquer?
Nãooo, claro que não. É um par de luvas com formato para as mãos de algum extraterrestre. Veja bem o que acontece quando calçamos as luvas.
Os tamanhos dos dedos são completamente desproporcionais entre si, e de fato, e nem de longe calça adequadamente, sobra nas pontas e falta nos meios dos dedos.
Isto é, descaso total com o consumidor, e mais, descaso total com a própria empresa, pois reflete o pouco caso, ou melhor, o descaso com a própria empresa, com o patrimônio ora construído e podemos afirmar, que com certeza, não foi fácil. Afinal, em lugar nenhum do mundo, é fácil ser empresário, e no Brasil, menos ainda.
Não existe critérios, não existe padrão, não existe cuidado, não existe zelo, não existe controle de qualidade, e assim, fica sem qualidade. E ficando sem qualidade, fica sem crédito, sem critério, sem valia, sem respeito pelo produto e pelo posicionamento da marca no mercado.
Por que tantas observações, por que gastar o meu tempo com um simples par de luvas descartáveis, que por sinal, deveria ter sido descartado antes mesmo de sair da produção dos kits de tintura de cabelo, a qual a empresa se destina a atender o consumidor.
Não é pelo preço, mas pelo valor. Pelo valor, pelo investimento de tempo, de dedicação, de planejamento, de projeto, de sonho que um dia alguém se empenhou em construir, ou realizar. Por uma marca, por um nome.
Sim, muitas vezes, e com certeza, uma empresa grande, o dono não acompanha de perto, não sabe o que está acontecendo na linha de produção, não está presente no "chão de fábrica". Pensa, ele, que investiu em capital humano e mão de obra qualificada para ser seus olhos em cada parte da empresa, em cada procedimento, em cada processo. Mas, como diz o ditado popular: "O porco só engorda diante dos olhos do dono"...
Como disse, não estou falando de um par de luvas descartáveis, estou falando de todo o restante. Estou falando de mão-de-obra, estou falando de matéria-prima, recursos primários, estou falando de processos, recursos, investimento, nome, marca, capitais múltiplos.
Estou falando que cansei de ver essas mesmas aberrações e os proprietários, investidores de grandes, médios e pequenos negócios passarem por situações análogas em sua essência, ainda que com as devidas peculiaridades em cada área, estrutura, público, orçamento e vários outros componentes.
Trabalhei como "Cliente Oculto" em várias áreas, trabalhei como "auditora de produtos", e o meu trabalho era colocar lentes, ajustar o foco e ter olhar cirúrgico para analisar, avaliar, creditar, balizar, produtos, serviços e pessoas.
Diante, desses trabalhos que é apaixonante realizar, que muito me entristeço quando vejo uma aberração dessas, e posso quase afirmar que, não, quem está lá no topo hierárquico dessa empresa, não tem esse conhecimento.
Por que eu não revelo o nome da marca da tintura de cabelo? Porque seria desleal arruinar a empresa das pessoas, sem dar a chance de corrigirem seu material, e apresentar uma versão melhor, um produto de qualidade aos seus consumidores, clientes e ao mercado.
Mas sim, estou encaminhando esse mesmo texto por email à empresa e tenho certeza, que a empresa for a "menina dos olhos" do proprietário, esses pares de luvas, ganharão novos formatos.
Se você quer um mundo melhor, produtos melhores, serviços melhores, não faça parte do problema, mas sim, faça parte da solução. Foi esse conceito que me levou para o mercado da auditoria e dos clientes ocultos, e mais adiante, alarguei e cheguei na mediação de conflitos. E tenho muito orgulho de dizer que é sim, uma das minhas paixões - buscar erros para encontrar soluções, a gente só cresce, quando melhora.
Gislene Teixeira - Mediadora de Conflitos.

Comentários

Postagens mais visitadas